Verificado: Nos primeiros 100 dias do presidente Donald Trump, as incautações do fentanilo salvaram entre ‘119 milhões’ e ‘258 milhões’ de vidas.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Os primeiros 100 dias do presidente Donald Trump no cargo coincidiram com o Dia de Conscientização sobre o Fentanil. A procuradora-geral Pam Bondi comemorou dizendo que Trump salvou um terço da população americana de overdoses fatais de fentanil. 

O fentanil é um opioide sintético potente que causa a maioria das overdoses de opioides nos EUA, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O fentanil é até 100 vezes mais potente que a morfina. Seu poder é o que o torna tão letal.

“Hoje é o Dia da Conscientização sobre o Fentanil. Nos primeiros 100 dias do governo do presidente Trump, apreendemos mais de 22 milhões de comprimidos com fentanil, salvando mais de 119 milhões de vidas”, disse Bondi em 29 de abril no X. da população dos EUA .

Bondi compartilhou um clipe da Fox News que incluía dados sobre apreensões de fentanil da Agência Antidrogas (DEA) em 2025. Até 28 de abril, a agência havia apreendido 22,2 milhões de comprimidos de fentanil e 1.390 kg de pó de fentanil em 2025. As apreensões “representam mais de 119 milhões de doses fatais”, diz o site da DEA, calculando 2 miligramas de fentanil como uma “dose potencialmente fatal”.

Em uma reunião de gabinete em 30 de abril, Bondi fez uma declaração semelhante com números maiores, creditando Trump por salvar 75% da população dos EUA de overdoses de fentanil…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸