Verificado: No Flow, Datena desinforma sobre câmeras corporais da polícia e condenação de Pablo Marçal

Apurado pelo site Aos Fatos

Em entrevista ao Flow Podcast na segunda-feira (9), o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, desinformou ao dizer que as imagens das câmeras corporais de policiais mostrariam, na maior parte dos casos, uma atuação dentro da lei nos confrontos com criminosos.

Datena também enganou quando acusou a gestão do atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), de não ter feito nenhuma campanha publicitária de conscientização para evitar acidentes de trânsito.

O ex-apresentador de TV desinformou ainda quando disse que Pablo Marçal (PRTB) teria fugido para os Estados Unidos após ser condenado por furto qualificado, o que evitou sua prisão. Na realidade, a pena foi suspensa por prescrição.

A entrevista durou cerca de duas horas, e o vídeo acumula 145 mil visualizações no YouTube até a tarde desta terça-feira (10).

Confira, a seguir, um resumo do que checamos:

Não há dados sobre todos os registros das câmeras corporais em ações da polícia. Mas um levantamento da Defensoria Pública de São Paulo divulgado em junho, baseado em 96 audiências de custódia, apontou para um cenário oposto do que foi mencionado por Datena…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos