Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Várias publicações nas redes sociais afirmam que vacas envenenadas pertencentes a pastores Fulani estão a ser transportadas para o centro económico de Lagos. Afirmam também que os Fulanis prometeram vender a carne às comunidades do sul. Mas o vídeo usado para apoiar as afirmações está circulando desde 2022.
A postagem de 27 de maio de 2024 diz , em parte: “As pessoas foram aconselhadas a não comprar carne de vaca no próximo mês. O gado Fulani entrou em terras agrícolas no SW e destruiu todas as suas colheitas. Em resposta, estas vacas foram envenenadas a caminho de Lagos. Os proprietários Fulani juraram que venderiam toda a carne envenenada do sul. Depois de terem cortado o pescoço, as vacas mortas estão agora a ser distribuídas por todo o sul.”
Os Fulani são um grupo difundido de pastores de gado, em sua maioria muçulmanos, que vivem em toda a África Ocidental.
Na Nigéria, os grupos Fulani são por vezes acusados de causar conflitos na luta por recursos. No entanto, alguns Fulani acusam a mídia de estereotipá-los.
O conflito entre pastores e agricultores Fulani é causado pela competição por terra e água, agravada pelas alterações climáticas, pelo crescimento populacional e pelo aumento da agricultura…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦