Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Por Kemberling Rodriguez
“Temos uma das maiores reservas de gás do mundo… reitero o apelo aos investidores… todo o gás que a Europa precisa, temos na Venezuela”, disse Nicolás Maduro em sua conta oficial no Twitter em meados de maio . .
Suas declarações ocorreram a respeito da certificação que o governo nacional estaria administrando para mais de 50 blocos de gás na zona do Litoral Norte : “ poderíamos estar falando da quarta reserva de gás do mundo”.
Da mesma forma, confirmou que concederam uma licença às operadoras Repsol, da Espanha, e Eni, da Itália, para explorar condensados e exportar gás natural venezuelano para mercados europeus, conforme noticiado pelo meio espanhol El País .
Neste sentido, a equipa info do Cotejo colocou a sua lupa sobre esta questão e após o processo de revisão documental, qualificou a afirmação do presidente nacional como meia verdade , pois embora o país ocupe um dos primeiros lugares em reservas de gás, as condições não existem para proporcionar uma exportação óptima para o continente europeu devido e nem para cobrir a procura nacional.
O processo de verificação, apoiado por especialistas em engenharia, economia e outras fontes documentais, mostra que desde 2020 a escassez de gás doméstico (ou propano) se agrava nas principais cidades…
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪