Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
Em 20 de janeiro, durante a apresentação de sua mensagem anual à nação, o presidente venezuelano Nicolás Maduro afirmou que “a oposição venezuelana tem todas as garantias para se organizar e levar a cabo uma política democrática, constitucional e eleitoral no país ” .
O discurso foi transmitido em seus perfis nas redes sociais e no canal oficial do YouTube , onde é possível conferir a declaração quase no final do discurso, a partir de 3 horas e 25 segundos.
–
Segundo relatos de veículos de comunicação como o Últimas Noticias , o presidente aproveitou a ocasião para convidar a oposição a participar das eleições parlamentares e das próximas eleições regionais (governadores e prefeitos) para “se reconstruir”.
“Não os reconheço como inimigos, reconheço-os como opositores, adversários, que têm o direito de seguir o seu caminho e defender as suas ideias”, disse ele.
A equipe do Cotejo.info focou sua lupa na declaração de Maduro sobre as supostas garantias que a oposição tem para se envolver na política democrática e determinou que é uma mentira . Na Venezuela, pessoas que decidem se envolver na política a partir do setor de oposição enfrentam perigos como ataques, prisões arbitrárias e desaparecimentos forçados, de acordo com fontes documentais…
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪