Apurado pelo site UOL Confere
Um vídeo compartilhado nas redes sociais como se fosse recente e que mostra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, correndo engana ao afirmar que ele está indo a um bunker para se proteger de ataque do Irã.
Na verdade, a gravação é de 2021 e mostra o político com pressa para participar de uma votação no Parlamento israelense.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
“Primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu foge no momento da resposta iraniana”, diz a legenda, escrita em espanhol, sobre o vídeo. O comentário “O moço Netanyahu correndo para o bunker” completa a publicação, feita na quarta (2) – um dia após o Irã atacar Israel com cerca de 200 mísseis.
Post é compartilhado como se fato fosse recente, mas vídeo é de 2021. Por meio de uma busca no perfil oficial de Benjamin Netanyahu no Facebook (aqui), verifica-se que o vídeo foi publicado originalmente em 13 de dezembro de 2021 (aqui) – portanto, sem qualquer relação com o ataque iraniano a Israel…
Veja a apuração completa no site UOL Confere