Verificado: Nenhuma evidência para alegação de que o vice-presidente do Quênia foi envenenado durante audiência de impeachment no senado

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Um vídeo do TikTok alega que o vice-presidente acusado do Quênia, Rigathi Gachagua, alegou que foi envenenado no senado. Mas a alegação é infundada e não há evidências para apoiá-la.

O vídeo, postado por volta de 19 de outubro de 2024, inclui uma legenda alegando que Gachagua adoeceu depois de beber chá no senado , a câmara alta do parlamento do Quênia . 

A legenda diz: “Depois de tomar três goles do chá oferecido a mim no Senado, comecei a me sentir mal. Meu coração estava batendo tão rápido primeiro e comecei a sentir compressões no peito. Depois de chegar ao hospital, os médicos me disseram que eu estava envenenado. Só então percebi que o Quênia ficou muito escuro… HGC Rigathi Gachagua . “

O vídeo foi visto mais de 180.000 vezes, tem mais de 500 comentários e mais de 2.900 curtidas.

O impeachment de Gachagua foi mantido pelo senado, que aceitou cinco das 11 acusações. O médico de Gachagua deu uma atualização sobre sua saúde, dizendo que ele pode precisar ser hospitalizado por 48 a 72 horas…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦