Verificado: Nenhuma evidência, o presidente do tribunal de apelação disse que o tribunal eleitoral presidencial da Nigéria de 2023 recebeu subornos

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Não há provas de que a juíza Monica Dongban-Mensem tenha dito que Bola Tinubu tinha “fracassado” e que o tribunal de petições para as eleições presidenciais de 2023 recebeu subornos aos quais não puderam resistir.

A postagem mal escrita diz : “Just In: Eu supervisiono a pior petição eleitoral presidencial desde a história da Nigéria, o dinheiro que nos foi oferecido foi algo que nenhum juiz pode ignorar, Tinubu falhou lamentavelmente – a juíza Monica Dongban-Mensem supostamente expressa pesar. ” 

Bola Tinubu, do Congresso de Todos os Progressistas, venceu as eleições presidenciais de fevereiro de 2023. Mas alguns partidos da oposição rejeitaram os resultados eleitorais e contestaram o resultado em tribunal. 

Em Setembro, o tribunal de recurso rejeitou o caso da oposição e manteve a vitória de Tinubu.

A postagem no Facebook inclui um link para uma postagem no blog com o mesmo título. Outras postagens do Facebook com a mesma afirmação incluem links para uma postagem de blog diferente (Observação: veja mais casos listados no final deste relatório)…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦