Verificado: Nenhuma evidência de que o vídeo de uma mulher escorregando em uma ponte improvisada seja da Nigéria

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Algumas postagens no Facebook afirmam que um vídeo de uma mulher atravessando uma ponte improvisada de bambu foi filmado na Nigéria. Acusam também um líder comunitário de usar fundos públicos para comprar um carro em vez de melhorar a infra-estrutura na área. No entanto, o Africa Check não encontrou nenhuma evidência que sugira que o vídeo tenha sido filmado na Nigéria.

Uma legenda diz: “E alguém representando seu eleitorado arrecadou # 160 milhões de Naira para comprar um SUV?”

A postagem , que tem mais de 1.200 visualizações, sugere que o vídeo foi gravado na Nigéria. Alega que um funcionário público usou fundos públicos para comprar um carro em vez de construir uma ponte tão necessária.

As infra-estruturas são uma parte importante da sociedade, permitindo o crescimento económico através da actividade empresarial, proporcionando empregos e facilitando o intercâmbio de bens e serviços. Como pode ser visto no vídeo, a falta de infraestrutura pode dificultar a circulação das pessoas e às vezes colocar suas vidas em risco.

O défice de infra-estruturas da Nigéria, que representa 30% do seu produto interno bruto, fica aquém do valor de referência internacional de 70% estabelecido pelo Banco Mundial. Isso está de acordo com um relatório de 2023 da Dataphyte , uma organização de pesquisa de mídia e análise de dados na Nigéria…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦