Verificado: Nenhuma evidência de que o ex-chefe de estado militar da Nigéria diga que a Nigéria pode entrar em ‘extinção’

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Os usuários do Facebook atribuíram uma declaração de que a Nigéria poderia “entrar em extinção” se os Igbos continuassem a “manter silêncio” a Yakubu Gowon, o chefe de estado militar do país entre 1966 e 1975. Mas não há evidências de que ele tenha feito tal afirmação. declaração.

Uma postagem publicada em 10 de maio de 2024 diz, em parte: “A Nigéria pode entrar em extinção se os igbos continuarem a se manter em silêncio diante das dificuldades atuais, seu silêncio atual é um sinal de morte para a Nigéria, a Nigéria morrerá de morte natural se os igbos continuarem silencioso Por aqui, em uma época como esta, toda a Nigéria precisa de Igbos.”

Isso ecoa o parágrafo de abertura do blog vinculado. 

O povo Igbo é um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, residindo principalmente na parte sudeste do país. Os Igbo foram particularmente afetados pela guerra civil nigeriana entre 1967 e 1970 , também conhecida como guerra de Biafra, que resultou em perdas significativas de vidas e deslocamento do grupo.

Yakubu Gowon é uma figura política nigeriana proeminente, mais conhecida por seu papel como chefe de estado da Nigéria de 1966 a 1975. Ele desempenhou um papel central na guerra de Biafra…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦