Apurado pelo site Reuters
Produtos de carne produzidos em laboratório aprovados para venda nos Estados Unidos são fabricados a partir de células de frango cultivadas, de acordo com as empresas que os fabricam, reguladores e um correspondente da Reuters que relatou o processo de fabricação da carne, contrariando as alegações on-line de que células humanas também são usado.
Em junho de 2023, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) aprovou tanto a Upside Foods quanto a Good Meat para vender seus frangos cultivados, que já haviam sido considerados seguros pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA .
Postagens nas mídias sociais em julho especularam, sem oferecer evidências: “O ‘frango’ cultivado em laboratório que foi recentemente aprovado para ser vendido em restaurantes é, na verdade, cultivado a partir de células humanas”. Exemplos podem ser vistos , e .
Os reguladores disseram à Reuters que garantiram que os rótulos dos produtos afirmando que o conteúdo é feito de células de frango são “verdadeiros”. Ambas as empresas negam que quaisquer células humanas estejam envolvidas na fabricação de seus produtos.
“Esta afirmação é completamente falsa”, disse Carrie Kabat, porta-voz da Good Meat, em um e-mail. “O frango cultivado Good Meat é feito de células de frango e não utiliza células humanas em nenhuma etapa do nosso processo.”..
Veja a apuração completa no site Reuters