Verificado: Nenhuma evidência de que a Ucrânia emitiu um selo postal em homenagem aos nazistas – código de barras para o selo de 2022 marcando seis meses de guerra com a Rússia

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO : A Rússia afirma ter invadido a Ucrânia para “desnazificar” o seu vizinho. Mas depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, estar no parlamento canadiano quando o presidente da Câmara homenageou um homem que tinha lutado sob os nazis, o seu país não emitiu um selo com o rosto do homem.

Essa é a legenda de uma imagem que circula nas redes sociais de vários países africanos desde finais de Setembro de 2023 .

A imagem parece ser um conjunto de selos comemorativos : um envelope com selo. O envelope mostra uma foto do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e as palavras “HERÓIS NÃO MORREM”. O selo em si é um retrato de Yaroslav Hunka , que completará 98 anos em 2023.

Na segunda guerra mundial, Hunka lutou pela Primeira Divisão Ucraniana, também conhecida como divisão Waffen-SS Galicia ou 14ª Divisão SS Waffen. Esta unidade voluntária foi comandada pelos nazistas. O próprio Hunka confirmou isso em um livro de memórias de 2011 .

O Partido Nazista governou a Alemanha de 1933 até o fim da guerra em 1945. Também foi responsável pelo Holocausto : o assassinato sistemático de 6 milhões de judeus e outros milhões de ciganos , gays, pessoas com deficiência e outros…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦