Verificado: Nem Petro ‘pede 36 vezes’ o valor reclamado ao Estado por Íngrid Betancourt nem a sua exigência é recente

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

No o,de fevereirodia 18

O texto foi reproduzido na página do Facebook da Timochanda . Até o momento, a publicação no X acumulou mais de 26 mil visualizações e quase 1 mil curtidas. Nos comentários fica evidente que os usuários presumiram que a notícia se tratava de um processo recente do Presidente da República contra o Estado que governa.

O usuário X @ByViral24 é um conhecido desinformante que verificamos diversas vezes por gerar conteúdo falso e questionável contra o governo de Gustavo Petro. A página Timochanda, por sua vez, afirma ser uma paródia do líder das extintas FARC, ‘Timochenko’, e por sua vez participou na divulgação de narrativas desinformantes, racistas e estigmatizantes contra a vice-presidente Francia Márquez ( 1 , 2 ), a Minga Indígena e o Acordo de Paz que verificamos .

Na Colombiacheck investigamos a publicação e descobrimos que as alegações são falsas, uma vez que o artigo da Semana não aborda um processo recente, mas sim um processo que dura mais de uma década. Embora, no tweet citado pelo By Viral 24, a revista não esclareça que data de 2012.

Da mesma forma, na sua ação, o atual presidente solicitou uma compensação financeira menor do que a que Íngrid Betancourt havia solicitado anteriormente após o seu sequestro. Suas reivindicações baseavam-se nos danos que ele e sua família sofreram, já que o atual presidente foi vítima de interceptações ilegais pelo extinto DAS…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴