Verificado: Nem o governo Petro eliminou o cartão de turismo para ir a San Andrés nem o El Tiempo publicou a notícia

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Uma postagem no TikTok do usuário joanernestogracia (CyberSage), que já acumula 414 mil visualizações, traz uma fotografia do presidente, Gustavo Petro, junto com um áudio que diz: “ Últimas notícias, o cartão turístico para entrar na ilha de San Andrés. Choram uribistas hahaha .”

O mesmo texto do TikTok também aparece no Facebook com outra imagem do presidente, mas em uma composição gráfica que lembra o estilo visual das peças do El Tiempo para redes sociais.

Após análise das afirmações, constatamos que são falsas, pois não existem declarações do Governo Nacional ou do Governo do Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina no sentido de eliminar o cartão de turismo necessário para entrar na região insular. . Além disso, o meio de comunicação personificado não publicou a suposta notícia.

O documento em questão , emitido pelo Gabinete de Controlo de Movimento e Residência (Occre) do Departamento, é um requisito obrigatório para os visitantes que não sejam residentes permanentes nas ilhas. Mesmo os cidadãos colombianos de outras regiões devem obtê-lo para viajar para lá.

Seu custo atual é de 104 mil pesos com o último reajuste da tarifa, que foi fixado em decreto do Governo de 17 de dezembro de 2023. Esses recursos são destinados gratuitamente aos cofres departamentais …

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴