Verificado: Não, você não verá 2 luas no céu: é um pequeno asteroide e não pode ser observado a olho nu

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O asteróide 2024 PT5 terá um movimento semelhante ao da Terra em torno do Sol, por isso será um companheiro distante do nosso planeta e é chamado de “mini lua”. Porém, não será observável a olho nu: tem cerca de 10 metros de diâmetro e atualmente está a uma distância de aproximadamente 9 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
O asteróide 2024 PT5 terá um movimento semelhante ao da Terra em torno do Sol, por isso será um companheiro distante do nosso planeta e é chamado de “mini lua”.

Porém, não será observável a olho nu: tem cerca de 10 metros de diâmetro e atualmente está a uma distância de aproximadamente 9 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

O objeto não representa nenhum tipo de risco para a Terra. Mesmo que entrasse na atmosfera, se desintegraria.

Imagens do céu com 2 luas circulam nas redes sociais, junto com alertas sobre o aparecimento de um segundo satélite natural da Terra.

No entanto, trata-se de recriações errôneas de um fenômeno muito comum: um asteroide com movimento semelhante ao do nosso planeta ao redor do Sol que se torna uma “mini lua” por um período de tempo. Neste caso, é o asteroide 2024 PT5 que acompanha a Terra, conforme explica a NASA .

É comum a aproximação de objetos com essas características ao nosso planeta. Na verdade, “só no ano passado tivemos 4 asteroides que, por um curto período, também foram ‘mini luas’ da Terra”, disse ao Chequeado Adrián González, da Área de Difusão Sala do Planetário Galileo Galilei, em Buenos Aires. …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷