Verificado: Não são ossos sob NY, é um vídeo sobre as Catacumbas de Paris

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

“Meninas são traficadas para extração de adrenocromo em um túnel ósseo sob a cidade de Nova York”, afirma a publicação de um vídeo que circula na plataforma ‘X’ – antigo Twitter – mas é um vídeo de conspiração que desinforma. 

Com a ajuda da ferramenta InVID, El Sabueso capturou um frame que permitiu encontrar imagens de maior qualidade para encontrar o vídeo que foi publicado originalmente na rede social TikTok do perfil ‘Histórias Antigas’, canal onde vídeos sobre história, Divulga-se cultura e ciência, nesta ocasião dá uma amostra de como é um passeio pelas Catacumbas de Paris, e não tem nada a ver com adrenocromo ou Nova York.  

Você pode ler: Prisca Awiti é ‘naturalizada’? Falso, o judoca é mexicano de nascimento

Até o momento, o vídeo que desinforma já conta com mais de 7 mil reações, foi replicado 2 mil vezes e tem alcance de mais de 913 mil visualizações até o momento, em ‘X’, onde centenas de comentários sustentam as chamadas teorias conspiratórias em torno da suposta extração do hormônio adrenocromo dos corpos de crianças.

“A maior parte da nossa equipe está escondida e, após a expulsão de sete missões diplomáticas da Venezuela, meus auxiliares que estão abrigados na Embaixada da Argentina estão sendo protegidos pelo governo brasileiro. Eles poderiam me capturar enquanto escrevo essas palavras ”, diz ele na coluna.

A história das Catacumbas de Paris tem origem no século XVIII, onde devido aos problemas de saúde da época e derivados da gestão inadequada dos cemitérios…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽