Verificado: Não pule a biópsia – atrasar o diagnóstico do câncer é arriscado

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Um vídeo viral postado no Facebook e no Instagram afirma que biópsias causam a disseminação do câncer, portanto, devem ser evitadas. Mas pesquisas mostram que as biópsias são cruciais para a detecção precoce do câncer, e o risco de não obter um diagnóstico supera em muito qualquer risco de uma biópsia.

Ele continua explicando que quando uma pequena parte de um tumor é extraída de um paciente para testar se há câncer — um procedimento chamado biópsia — o câncer e outras toxinas prejudiciais se espalham para o resto do corpo.

O homem insinua que isso é feito visando lucro. “Estamos lidando com saúde”, diz ele, “não há dinheiro a ser ganho com humanos saudáveis”. As pessoas não morrem de câncer, mas sim do tratamento do câncer, afirma ele.

O homem no vídeo é Joshua Earp, que se descreve como ator, produtor e empreendedor. Em entrevistas, ele foi chamado de especialista em otimização para mecanismos de busca e mentalista – um tipo de arte performática que faz o público acreditar que o artista possui habilidades psíquicas ou telecinéticas. Notavelmente, não há informações publicamente disponíveis sobre Earp sobre qualquer especialização médica. 

O vídeo do Facebook tem mais de 13.000 curtidas e 71.000 compartilhamentos. Também está circulando no Instagram …

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦