Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: A partida semifinal da Copa das Nações Africanas entre a África do Sul e a Nigéria deixou os torcedores ansiosos. Mas os nigerianos que vivem na África do Sul não foram atacados depois da sua equipa ter vencido o jogo, como foi afirmado nas redes sociais.
Logo após a partida tensa, três fotos apareceram nas redes sociais alegando que mostravam pessoas em Joanesburgo, a maior cidade da África do Sul, atacando nigerianos após a vitória de seu time.
“Notícias de última hora: Sul-africanos começam a atacar nigerianos em Joanesburgo e a saqueá-los por perderem para a Nigéria”, diz uma legenda típica .
“Pelo menos seis lojas nigerianas foram incendiadas, enquanto outras foram saqueadas pela raiva sul-africana por terem perdido para a Nigéria na noite passada.”
A primeira foto mostra um homem chutando um objeto em chamas em uma rua da cidade com uma multidão atrás dele. A segunda mostra um pneu em chamas e uma multidão furiosa gesticulando em direção à câmera. A terceira é uma foto borrada de uma concessionária de automóveis em chamas…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦