Verificado: Não, os mosquitos OGM não são ‘novas armas de guerra’

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

No dia 6 de setembro de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma mensagem via WhatsApp solicitando a verificação de umvídeopostado em 28 de agosto no TikTok. No vídeo vemos um homem sendo entrevistado porTelecolor, emissora de televisão cremonesa, ao mesmo tempo que explica que em Itália existe um projeto para produzir mosquitos para serem utilizados como armas de guerra. O interessado, identificado pela emissora televisiva como “Roberto Nuzzo, marechal da aeronáutica na reserva”, afirma que oFundação Bill e Melinda Gates– uma fundação que se ocupa do combate à pobreza, às doenças e à desigualdade no mundo – teria apoiado o projecto sobre os mosquitos financiando o Instituto Superior de Saúde (ISS) com 100 mil dólares e olaboratóriode ecologia e genética do centro de inovação em genômica (GGB) de Terni, na Úmbria, onde são estudados mosquitos geneticamente modificados com o objetivo de controlar a malária.   

No mesmo vídeo, o homem afirma ainda que esta colaboração para a produção de mosquitos geneticamente modificados (OGM) seria confirmada pela existência de uma patente do Exército dos EUA de 2014, na qual foram estudados meios militares para libertar mosquitos contendo doenças em áreas estratégicas, a fim de para liberar vírus na população. 

Esta é uma notícia falsa, que faz parte das teorias da conspiraçãoinfundadoreferente a Bill Gates.

Primeiramente especificamos que o homem visto no vídeo é Roberto Nuzzo, conhecido porespalharrelatórios infundados relacionados com várias teorias da conspiração, incluindo vacinas, geoengenharia e a fundação Bill e Melinda Gates.

Em segundo lugar, é importante destacar que algumas informações contidas no vídeo em análise não têm base na realidade: oPolo GGBestá realizando alguns estudos sobre mosquitos, oISSrecebeufundosrealizar um estudo sobre esses insetos pela fundação Bill e Melinda Gates e há umpatenteOs EUA vão libertar mosquitos no ar para fins militares, mas todos estes acontecimentos não estão relacionados…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹