Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO : Um clipe viral tem circulado online desde a invasão do exército israelense em novembro de 2023 ao hospital al-Shifa, que alegou ser um centro de comando do Hamas em Gaza. Mas o vídeo foi filmado há uma década no Egito.
Em 15 de Outubro de 2023, as Forças de Defesa de Israel (IDF) iniciaram o primeiro de sucessivos ataques a al-Shifa, o maior hospital da Faixa de Gaza. Israel e os EUA afirmam que estava a ser usado como centro de comando do Hamas, o grupo que controla Gaza.
Milhares de pacientes ficaram presos . De acordo com um relatório , as FDI mataram quatro soldados do Hamas em um confronto fora do hospital.
No dia do primeiro ataque, um vídeo começou a circular nas redes sociais na África do Sul e em todo o mundo com a alegação de que mostrava soldados israelitas a disparar contra pessoal médico dentro de al-Shifa.
O vídeo borrado e caótico é filmado dentro de um corredor cheio de escombros com uma janela quebrada. As pessoas se protegem atrás de pilares e máquinas de venda automática enquanto gritos e tiros são ouvidos. O texto em árabe rola pela parte inferior da tela a seguir…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦