Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Várias publicações nas redes sociais afirmam que o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão para Benjamin Netanyahu. Mas embora o procurador-chefe do tribunal tenha solicitado mandados contra cinco pessoas na “situação no Estado da Palestina”, o tribunal ainda não os emitiu e é provável que o pedido demore muitos meses.
“O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção para o primeiro-ministro israelita Netanyahu”, lê-se na versão comum de uma reclamação que circula nas redes sociais no Gana , no Quénia , na Nigéria , no Uganda e noutros locais desde 20 de Maio de 2024.
Outras versões incluem:
Benjamin Netanyahu liderou a resposta de Israel ao ataque de 7 de Outubro de 2023 do Hamas ao seu país, que matou mais de 1.200 pessoas. Pelo menos 245 reféns foram feitos e outros crimes, incluindo violação e tortura, foram cometidos durante e após o ataque.
Foi lançado principalmente a partir da Faixa de Gaza , um território palestiniano de 363 quilómetros quadrados situado entre Israel e o Mar Mediterrâneo…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦