Verificado: Não, o supermercado Quickmart do Quénia não emitiu uma declaração qualificando a queda dos preços dos produtos básicos de enganosa

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: O supermercado Quickmart distanciou-se de uma declaração fabricada que circula nas redes sociais no Quénia. O comunicado afirma que a alegação do governo de uma queda significativa nos preços dos produtos básicos era enganosa.

No discurso, ele disse : “Hoje, um pacote de 2 kg [quilograma] de farinha de milho é vendido por um preço mínimo de 145 KSh e um preço máximo de 175 KSh, dependendo da marca que você compra.” 

Ruto tem estado sob pressão para reduzir o custo de vida . 

No entanto, uma verificação feita no dia seguinte pela Citizen TV , a estação de televisão mais vista do Quénia , revelou que estes preços não se aplicavam a todo o país, como o presidente alegou. 

No dia 24 de Novembro, a ministra da Agricultura, Mithika Linturi, visitou vários supermercados para monitorizar o preço da farinha de milho em todo o país. Ele disse : “Fico feliz em notar que em todos os grandes supermercados, os preços da unga [farinha de milho] foram reduzidos de um máximo de KSh235 no ano passado para um mínimo de até KSh130 por pacote de 2 kg.”..

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦