Verificado: Não, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, não está distribuindo 10 GB de dados por meio desses links – é uma farsa

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Postagens que circulam nas redes sociais afirmam que o presidente da África do Sul está doando 10 GB de dados. Mas é um golpe semelhante a postagens de mídia social anteriormente desmascaradas, com as mesmas bandeiras vermelhas.

“Ww Faça parceria com todos os provedores de rede. Distribua 10 GB de dados grátis e voucher de tempo de antena R50 para apoiadores para comemorar e se reunir online. Acabei de receber o meu, pegue o seu abaixo”, diz a mensagem. 

Em seguida, lista os provedores de rede sul-africanos – MTN , Vodacom , Cell C e Telkom – e um link abaixo de cada um onde os leitores podem supostamente obter dados.

A afirmação também está circulando no Facebook na África do Sul . Em uma postagem no Facebook , o texto é o mesmo, mas lista links diferentes, nos vários provedores de rede, da mensagem do WhatsApp.

As outras postagens do Facebook não vinculam a nenhum site. Em vez disso, eles pedem aos leitores que “compartilhem com 5 grupos ou 15 amigos no WhatsApp”, após o que eles serão “redirecionados automaticamente” para algo chamado “página de ativação”…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦