Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMINDO: Uma imagem que parece mostrar uma grande bandeira israelense plantada na Table Mountain, na Cidade do Cabo, África do Sul, está circulando nas mídias sociais. Mas é provável que seja manipulada ou gerada usando ferramentas de inteligência artificial, mostra múltiplas inconsistências e foi espalhada principalmente por uma fonte altamente não confiável.
“A África do Sul foi vendida aos sionistas”, muitos dos posts dizem. Alguns alegam que a bandeira foi erguida pela Aliança Democrática (DA), o partido político que governa a província do Cabo Ocidental, da qual a Cidade do Cabo é a capital.
Sionismo é um movimento para criar e proteger um estado judeu, frequentemente usado como uma abreviação para apoio ao estado de Israel .
Enquanto a alegação se espalhou no Facebook com algum engajamento , as versões X foram mais populares , algumas ganhando milhares de visualizações. Quase todas as postagens incluíam uma imagem que parece mostrar uma grande bandeira israelense hasteada em um ponto alto rochoso com vista para a Cidade do Cabo e a Table Mountain.
Mas, como muitos usuários de mídias sociais apontaram, vários elementos na imagem não batem…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦