Apurado pelo site Radio Canada 🇨🇦
Vários internautas ficaram surpreendidos ao ver nos últimos dias publicações das contas de Donald Trump e JD Vance nos seus feeds do Instagram e do Facebook, jurando que nunca tinham subscrito os dois políticos.
A empresa-mãe destas duas redes sociais, Meta, garante que não subscreve contas de utilizadores contra a sua vontade, e que este fenómeno é antes explicado pela transferência das contas oficiais do presidente e vice-presidente de Joe Biden e Kamala Harris para Donald Trump e JD Vance na segunda-feira.
Tanto no Facebook como no Instagram e no X, o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos têm contas oficiais separadas das suas contas pessoais. Essas contas, como @POTUS (Nova janela)para o presidente e @VP (Nova janela)para o vice-presidente, são administrados pela Casa Branca. A primeira-dama (Nova janela)dos Estados Unidos e da Casa Branca (Nova janela)também tem esse tipo de conta.
Quando uma nova administração assume o poder nos Estados Unidos, as contas oficiais mudam automaticamente de propriedade. Esta transferência também inclui todos os seus assinantes.
Um lembrete: as contas Facebook.com/POTUS e Facebook.com/WhiteHouse são gerenciadas pela Casa Branca. Eles mudam quando o ocupante da Casa Branca muda , lembrou o diretor de comunicações da Meta, Andy Stone, em uma publicação na terça-feira. (Nova janela)na rede social Threads.
As publicações oficiais da administração cessante são arquivadas quando ocorre uma transição de poder nos Estados Unidos. Por exemplo, você pode encontrar publicações oficiais antigas do presidente Joe Biden no Instagram na conta @potus46archive (Nova janela), ou as antigas publicações oficiais da vice-presidente Kamala Harris na conta @vp46archive (Nova janela)…
Veja a apuração completa no site Radio Canada 🇨🇦