Verificado: Não, o homem espancado no vídeo viral não é um presidente do governo local do partido no poder da Nigéria

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO : Vários utilizadores das redes sociais publicaram um vídeo de um homem a ser chicoteado enquanto estava amarrado a uma árvore, alegando que mostra um funcionário do governo local nigeriano a ser espancado por membros furiosos da comunidade. Mas o vídeo tem pelo menos um ano e foi amplamente divulgado com diferentes explicações sobre o que está acontecendo.

A postagem , datada de 2 de abril de 2024, foi visualizada mais de 1,3 milhão de vezes. Diz: “O presidente do governo local da APC que vendeu paliativos destinados ao seu governo local foi gravemente espancado por jovens furiosos na parte Norte, esta é uma lição para os nossos líderes de que tudo pode acontecer”.

Na Nigéria, “paliativo” é frequentemente utilizado para se referir à ajuda, incluindo alimentos, fornecida pelo governo para aliviar a pobreza . O termo ganhou popularidade durante a pandemia de Covid-19, quando alguns funcionários do governo acumularam suprimentos de ajuda humanitária.

Os nigerianos foram atingidos pelo aumento da inflação e manifestaram a sua raiva em vários protestos em todo o país desde o início de 2024. Em resposta, o presidente Bola Tinubu ordenou a libertação de 42.000 toneladas de cereais em Fevereiro.

O mesmo vídeo e reivindicação podem ser encontrados no Facebook e aqui , e no Instagram e aqui …

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦