Verificado: Não, o Hamas não se rendeu às forças israelitas que ‘agitavam as suas bandeiras brancas’

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Os reféns israelitas feitos pelo Hamas em 7 de Outubro de 2023 não foram resgatados nem o Hamas se rendeu. Estas e outras alegações falsas foram partilhadas por um canal do YouTube que recentemente mudou de nome para imitar uma organização de notícias.

Em 7 de Outubro de 2023, o grupo militante palestiniano Hamas lançou um ataque em território israelita. Mais de mil soldados e cidadãos israelitas foram mortos e pelo menos 200 foram feitos reféns. 

Israel é um pequeno país no Médio Oriente . A Faixa de Gaza e a Cisjordânia são territórios dentro das fronteiras de Israel. As pessoas que vivem em Gaza e na Cisjordânia são maioritariamente palestinianas . Israel e a Palestina estão em conflito há décadas . 

Gaza é governada pelo Hamas , o Movimento de Resistência Islâmica, desde 2007. A Cisjordânia é controlada pela Autoridade Palestina e liderada pelo presidente palestino Mahmoud Abbas. 

Em resposta à série de ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, Israel começou a bombardear Gaza . Esta campanha matou, até 3 de novembro , mais de 9.000 pessoas…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦