Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Especialistas alertam que pode ser perigoso colocar na pele um produto que não tenha sido analisado quanto à toxicidade. Além disso, o INTA garantiu ao Chequeado que a recomendação não é endossada pela organização nem é atualmente objeto de investigação.
Circula nas redes sociais um vídeo onde um homem recomenda uma mistura natural à base de baunilha para repelir os mosquitos. As postagens afirmam que quem aparece no vídeo é um engenheiro do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA).
No entanto, não há evidências de que uma mistura à base de baunilha funcione para repelir mosquitos e especialistas alertam que pode ser perigoso colocar na pele um produto que não tenha sido analisado quanto à sua toxicidade.
Além disso, o INTA garantiu ao Chequeado que a pessoa que aparece no vídeo “é um administrador do Instituto, não um engenheiro” e que a recomendação não é endossada pela organização nem é atualmente objeto de investigação.
Em decorrência da invasão de mosquitos na Região Metropolitana de Buenos Aires (AMBA) e no centro do país, começou a circular nas redes sociais um vídeo no qual um homem – que segundo as postagens é “engenheiro da Nacional Instituto de Tecnologia Agropecuária (INTA)” – afirma possuir uma mistura natural à base de baunilha que supostamente serve para repelir mosquitos.
“O produto é 80% água e um bom toque de baunilha (…). Outro produto é 70% água, 30% xampu e gotas de baunilha”, diz o homem da filmagem. Além disso, ao final, ele alerta: “Não agride a pele, não irrita. É natural”.
No entanto, não há evidências científicas de que uma mistura à base de baunilha sirva para repelir mosquitos e especialistas alertam que “é muito perigoso colocar na pele um produto que nunca foi analisado quanto à sua toxicidade”…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷