Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A narrativa desinformada surge de conteúdo falso sobre uma suposta “mulher haitana” em Springfield que supostamente comeu um gato. A Divisão de Polícia de Springfield declarou na segunda-feira, 9 de setembro, que até o momento não recebeu nenhum relatório confiável sobre essas alegações. Também não há evidências de que isso esteja acontecendo em outra cidade daquele país.
Circulam postagens que afirmam que nos Estados Unidos imigrantes do Haiti que estão em situação irregular “estão comendo os animais de estimação dos vizinhos”.
Mas não há evidências de que isso seja verdade. A narrativa desinformante surge de um vídeo sobre a prisão de uma suposta “mulher haitana” em Springfield por supostamente comer um gato.
A Divisão de Polícia de Springfield declarou na segunda-feira, 9 de setembro, que até o momento não recebeu nenhum relatório confiável sobre essas alegações. Também não há evidências de que isso esteja acontecendo em outra cidade daquele país.
Circulam postagens nas redes sociais afirmando que nos Estados Unidos imigrantes do Haiti que estão em situação irregular “estão comendo os animais de estimação dos vizinhos”.
Isto também foi mencionado pelo candidato e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, no debate presidencial de 10 de setembro com a vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris. Mas não há evidências de que isso seja verdade. A narrativa desinformante surge de um vídeo viral da prisão de uma mulher supostamente “Haitan” em Springfield por supostamente comer um gato. No entanto, a mulher detida não é uma imigrante haitiana, mas sim uma cidadã norte-americana registada como eleitora em Ohio.
Além disso, a Divisão de Polícia de Springfield declarou na segunda-feira, 9 de setembro, que até o momento não havia recebido relatórios confiáveis sobre essas alegações. Também não há evidências de que isso esteja acontecendo em outra cidade daquele país…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷