Verificado: Não, não há evidências de que a ivermectina ou o fenbendazol curem o câncer, como afirmou Mel Gibson

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O ator e diretor norte-americano disse em entrevista que três amigos teriam sido supostamente curados de um câncer em estágio avançado “tomando ivermectina e fenbendazol”. Porém, não há evidências científicas que sustentem o uso de ivermectina ou fenbendazol – 2 antiparasitários geralmente usados ​​em animais – para tratar ou curar o câncer e especialistas alertam para a possível toxicidade do uso desses medicamentos.
O ator e diretor norte-americano disse em entrevista que três amigos teriam sido supostamente curados de um câncer em estágio avançado “tomando ivermectina e fenbendazol”.

Porém, não há evidências científicas que sustentem o uso de ivermectina ou fenbendazol – 2 antiparasitários geralmente usados ​​em animais – para tratar ou curar o câncer e especialistas alertam para a possível toxicidade do uso desses medicamentos.

O caso Mel Gibson destaca que a divulgação de remédios falsos por celebridades e influenciadores acarreta riscos para a saúde pública.

O ator e diretor Mel Gibson foi convidado do podcast de Joe Rogan, um dos apresentadores mais ouvidos dos Estados Unidos. Na entrevista, o diretor de filmes como “Corazón Valiente” garantiu que 3 amigos com câncer em estágio IV (metastático) foram supostamente curados da doença após usarem antiparasitários . 

“Tenho três amigos. Todos os três tinham câncer em estágio quatro. Nenhum dos três tem câncer neste momento”, diz Gibson. Quando Rogan pergunta o que eles tomaram, Gibson responde: “Ivermectina, fenbendazol”. O vídeo com esse trecho da entrevista viralizou no Facebook , Instagram e Threads . Rogan também apoiou o uso da ivermectina em outras ocasiões e fez declarações contra as vacinas .

No entanto, não há evidências científicas que sustentem o uso de ivermectina ou fenbendazol – dois antiparasitários geralmente usados ​​em animais – para tratar ou curar o câncer. Tanto as sociedades científicas como os médicos oncologistas alertam para a possível toxicidade do uso destes medicamentos e para os riscos de figuras públicas darem conselhos de saúde sem comprovação científica…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷