Verificado: Não, não foi descoberto que relógios inteligentes emitem ‘níveis perigosos’ de radiação

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Vídeos que afirmam que smartwatches emitem “níveis perigosos” de radiação eletromagnética são simplesmente falsos. Embora as tecnologias de telecomunicações emitam radiação, todas as evidências disponíveis indicam que isso não é prejudicial. Alegações de que algumas pulseiras de relógio contêm substâncias químicas potencialmente nocivas são baseadas em informações factuais, mas mal interpretadas aqui.

O homem é Daniel Pompa, um quiroprático que atende pelo nome de “Dr. Pompa” online. (Observação: Pompa mora nos EUA, mas seus vídeos foram republicados no Facebook em outros países, onde o sistema de verificação de fatos do Meta os sinalizou como potencialmente falsos.)

Pompa já alertou diversas vezes que a radiação eletromagnética emitida por dispositivos sem fio é perigosa, e muitos outros usuários compartilharam alegações semelhantes no Facebook. Mas essas alegações são falsas. As evidências de Pompa, quando as apresenta, são absurdas, e isso é apenas mais uma variação de um mito comum que o Africa Check tem desmascarado repetidamente .

Este exemplo da alegação é incomum apenas porque Pompa faz a afirmação adicional de que as pulseiras dos smartwatches contêm “substâncias químicas eternas” que, segundo ele, “estão sendo absorvidas diretamente pela corrente sanguínea”. Embora Pompa cite um estudo para apoiar essa alegação, ele deturpa as conclusões do estudo e suas implicações.

A Life University, onde Pompa se formou, afirma que seu título de doutor em quiropraxia se baseia na filosofia do vitalismo , uma teoria desacreditada de que uma “força vital” indetectável faz com que os seres vivos se comportem de maneira diferente da matéria inanimada. Médicos modernos consideram o vitalismo “irrelevante” para a prática médica. Até mesmo quiropráticos criticam o vitalismo como um obstáculo à legitimidade. Um quiroprático escreveu em 2002 que os quiropráticos “deveriam esperar ser ridicularizados pela comunidade científica da saúde em geral” por basearem suas práticas no vitalismo…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦