Verificado: Não, Linsey Davis não disse que a verificação de fatos do debate foi planejada apenas para Trump, não para Harris

Apurado pelo site Snopes

Após o debate presidencial da ABC News nos EUA em 10 de setembro de 2024, o blog conservador Chicks on the Right publicou um artigo alegando que uma das duas moderadoras do debate da rede — a âncora Linsey Davis — disse que ela e seu co-moderador, David Muir, planejaram com antecedência verificar apenas as declarações do ex-presidente Donald Trump. 

A postagem do blog de 17 de setembro exibia a manchete: “Moderadora da ABC Linsey Davis admite: ‘checagem de fatos’ foi planejada apenas para Trump”. Em outras palavras, a postagem afirmava que, durante a preparação para o debate, foi decidido que os moderadores não checariam nenhuma declaração da vice-presidente Kamala Harris.

A alegação, no entanto, não era verdadeira, como demonstraremos a seguir:

A postagem Chicks on the Right incluiu informações obtidas de uma história da Fox News de 13 de setembro . Essa história obteve seu material de um artigo do Los Angeles Times publicado em 11 de setembro — um dia após o debate. A história do Times apresentou uma entrevista com Davis, bem como um perfil de sua carreira.

Notavelmente, a história do Chicks on the Right omitiu algumas informações da entrevista do Times com Davis, principalmente a reportagem de que Davis disse que ela e Muir estudaram cuidadosamente “o conjunto de trabalhos de cada candidato com antecedência” para acertar os fatos durante as perguntas ou esclarecimentos pós-respostas (ênfase nossa):

Em nossa análise da história do Chicks on the Right, notamos que ela continha dois parágrafos do perfil do Los Angeles Times que foram citados na história da Fox News:..

Veja a apuração completa no site Snopes