Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO : Usuários de mídia social afirmam que um homem em um vídeo viral é Ahmat Jidoud, chorando porque os líderes do golpe do Níger lhe deram 48 horas para prestar contas do dinheiro roubado do país ou ser executado. Mas na verdade mostra o ex-ministro da Justiça Marou Amadou em 2021.
Uma legenda típica diz : “O Ministro das Finanças da República do Níger chora depois de ter sido informado pela nova junta militar para prestar contas de todo o dinheiro roubado do país nas próximas 48 horas ou enfrentar a execução por um pelotão de fuzilamento”.
Em 27 de julho, Jidoud e vários outros ministros do governo do presidente Mohamed Bazoum foram presos pelos militares durante um golpe de estado – uma tomada repentina do poder – no país da África Ocidental.
Bazoum foi detido alguns dias antes. Os militares também dissolveram a constituição do Níger, suspenderam instituições, fecharam as fronteiras do país e impuseram toque de recolher. O general Omar Tchiani declarou-se chefe de um novo governo militar…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦