Verificado: Não há vestígios de um arquivo de fotos do terremoto marroquino que hackeia seu celular em dez segundos

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Esta é uma mensagem antiga que anteriormente circulou desinformando sobre diversas catástrofes e que agora aponta para o terramoto marroquino. O INCIBE declarou à Newtral.es que não tem conhecimento de tal método.

Circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens uma publicação que afirma que “vão fazer upload de algumas fotos do terremoto marroquino no WhatsApp”, cujo nome de arquivo é supostamente “CARD Seismic Waves”, e pede que “não as abra ou veja-os porque você hackeia seu celular em dez segundos.” Essa corrente, que vem sendo divulgada no Facebook, X (antigo Twitter) e WhatsApp, também incentiva o leitor a compartilhá-la com seus contatos. 

Newtral.es já desmentiu uma cadeia semelhante que se referia ao município colombiano de El Calvario – que sofreu um terramoto em 2008 – e esclareceu que não há provas da existência de imagens sobre o acontecimento que pudessem hackear telemóveis. O Instituto Nacional de Cibersegurança ( INCIBE ) declarou então a este meio que não tinha conhecimento dos alegados acontecimentos relatados pela cadeia viral. Esta é uma mensagem antiga que circulou em diversas ocasiões desinformando sobre supostas fotos de diversos desastres naturais e que agora aponta para o terremoto em Marrocos.

[Não há evidências de que fotos do terremoto El Calvario (Colômbia) intituladas “CARD Seismic Waves” hackeem seu celular]..

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸