Verificado: Não há provas de que o governador do banco central do Quénia tenha dito que o xelim seria negociado a 115 por dólar americano ‘dentro de duas semanas’ – gráfico falso

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: O xelim queniano ganhou significativamente em relação ao dólar americano desde Fevereiro de 2024. Mas as alegações de que o governador do banco central disse que a moeda local seria negociada a um preço tão baixo quanto KSh115 por dólar “dentro de duas semanas” são falsas.

O gráfico atribui a citação ao governador do Banco Central do Quénia, Kamau Thugge. Mostra uma imagem de Thugge e traz o logotipo da Nation Africa , o que implica que foi publicado pelo meio de comunicação digital. 

O gráfico começou a circular em 14 de março de 2024, quando o banco central do Quénia informou que 1 dólar estava a ser negociado a 137,49 KSh, abaixo dos 138,8 KSh do dia anterior. 

O gráfico foi postado no Facebook , , , , , e no X, antigo Twitter, e aqui . 

Em Fevereiro, foi noticiado que os dólares tinham inundado o mercado e as pessoas corriam para se livrar da moeda. Esta afirmação pode levar a mais do mesmo pânico…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦