Verificado: Não há prova que evangélicos sabiam sobre droga em ônibus; caso é de 2018

Apurado pelo site UOL Confere

Posts nas redes sociais associam a notícia de uma apreensão de cocaína e crack em um ônibus em Cascavel, no Paraná, à comunidade evangélica.

A apreensão ocorreu em 2018 e o ônibus tinha um congresso religioso como destino, mas os passageiros afirmaram em depoimento à polícia que não tinham conhecimento do material transportado no veículo.

O UOL Confere considera imprecisos os conteúdos que trazem dados próximos da realidade, mas que são inexatos; ou conteúdos sem contexto suficiente para a compreensão correta do assunto.

O que diz o post

A autora do post escreveu a seguinte frase acima da notícia: “Deus, pátria e família?”.

Notícia é de 2018. Uma busca pelos principais termos do post em mecanismos de busca exibe notícias publicadas em agosto de 2018 (). Uma reportagem do telejornal Meio Dia Paraná, do canal RPC, relata uma apreensão de 522 quilos de cocaína e 57 quilos de crack realizada pela PRF e pela Receita Federal em Cascavel. Segundo a reportagem, o ônibus transportava um grupo de passageiros, incluindo idosos e crianças, até Santa Catarina, onde participariam de um congresso religioso. Em depoimento aos policiais, eles afirmaram não ter conhecimento das substâncias levadas no veículo (aqui)…

Veja a apuração completa no site UOL Confere