Verificado: Não há leilão em Paris com relíquias ortodoxas saqueadas de um mosteiro de Kiev

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Circula um suposto anúncio de um leilão com relíquias do Mosteiro das Cavernas de Kiev (Pechersk Lavra), mas é uma armação

Uma imagem partilhada nas redes sociais mostra um cartaz de uma casa de leilões francesa com alegadas relíquias do Mosteiro das Cavernas de Kiev (Pechersk Lavra), um dos mais importantes templos da Igreja Ortodoxa na Ucrânia. Várias publicações estão usando este anúncio para acusar os países europeus de aproveitar a guerra para pilhar e fazer negócios com arte sacra, mas é uma montagem .

“Recentemente, surgiram as notícias de que relíquias ortodoxas estavam sendo levadas de Kiev para o oeste para armazenamento. Agora em Paris eles anunciam o leilão Tesouros do Kiev-Pechersk Lavra ”, garante uma das publicações. Outra mensagem em espanhol transmitida em um canal de propaganda russo em 2 de agosto afirma que “os europeus capturaram e saquearam o mosteiro ortodoxo” em Kiev e que “os museus europeus, com o consentimento das autoridades ucranianas, planejavam remover as relíquias”.

Uma pesquisa reversa parcial do suposto anúncio do leilão de relíquias ortodoxas ucranianas revela que há imagens muito semelhantes, mas com outdoors que não são de leilão. Por exemplo, existe um anúncio do cantor colombiano J Balvin ou outro da vodca Absolut . Se a busca for ampliada, aparece uma imagem idêntica à do cartaz com o leilão com relíquias ortodoxas, mas com propaganda de um Funko .

Na realidade, o suposto anúncio da casa de leilões francesa com relíquias ortodoxas do mosteiro de Kiev não existe. É uma montagem sobre uma imagem pré-concebida que serve para fazer maquetes ou esboços publicitários e que está disponível em portais de fotografia vetorial como Vecteezy ou Freepik para customizar um desenho…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸