Verificado: Não há evidências de que Yolanda Díaz tenha viajado em Falcon a Bruxelas para se encontrar com Puigdemont

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

A equipa do líder Sumar garante que voou na Península Ibérica, enquanto o voo do Falcon para Eindhoven que algumas publicações associam a Díaz coincide com uma reunião de altos comandantes militares com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

Várias publicações divulgadas nas redes sociais garantem que a segunda vice-presidente interina do Governo, Yolanda Díaz, teria utilizado um Falcon da Força Aérea para se reunir com o ex-presidente catalão Carles Puigdemont em Bruxelas, no dia 4 de setembro. A equipa do líder Sumar garante ao Newtral.es que Díaz voou na Península Ibérica, enquanto o jacto estatal que as mensagens virais atribuem ao vice-presidente aterrou em Eindhoven (Holanda) coincidindo com uma reunião anual de altos comandantes militares.

“Yolanda Díaz gastou mais de 620 mil euros de dinheiro público utilizando o Falcon no catering para visitar Puigdemont no Parlamento Europeu”, refere uma das muitas publicações que se tornaram virais nas redes sociais. Alguns deles mostram o rastreamento de uma aeronave do Grupo 45 da Força Aérea Espanhola com o código “AME4584” —o indicativo das aeronaves militares espanholas começa com o prefixo AME quando saem do espaço aéreo espanhol— e que pousou em Eindhoven na manhã de segunda-feira. 4 de setembro.

É verdade que, segundo a ferramenta de rastreamento de aeronaves FlightAware, um dos Falcons da Força Aérea com o código AME4584 pousou em Eindhoven às 11h05 da manhã, vindo da Base Aérea de Torrejón de Ardoz. No entanto, não há evidências de que Yolanda Díaz tenha voado para dentro.

Eindhoven fica a cerca de cem quilómetros em linha reta de Bruxelas – onde o líder Sumar estava previsto encontrar-se com Carles Puigdemont – e a viagem de carro demora entre uma hora e meia e duas horas, segundo o Google Maps. A reunião entre o vice-presidente e o líder catalão dos Junts estava marcada para as 12h00 , pelo que Díaz não teria chegado a tempo para a sua nomeação, tendo em conta que o Falcon que lhe foi atribuído aterrou em Eindhoven às 11h05…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸