Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Os usuários do Facebook afirmam que a juíza Haruna Tsammani disse que o presidente Bola Tinubu deveria ser perdoado em conexão com um caso de drogas que já dura décadas nos EUA. Mas não há provas de que o juiz do Tribunal de Petições Eleitorais Presidenciais tenha feito tal observação.
Uma postagem de 8 de setembro de 2023 apresenta a foto do juiz e uma citação que diz : “Já que Jesus pode perdoar e esquecer, por que você não pode perdoar o crime de drogas de Tinubu?”
Tsammani é juiz do Tribunal de Petições Eleitorais Presidenciais da Nigéria (PEPC). Liderou o painel que ouviu a petição apresentada pelos líderes da oposição, contestando a vitória de Tinubu nas eleições presidenciais de Fevereiro de 2023. Em 6 de setembro, o tribunal manteve a eleição de Tinubu como presidente.
O caso de drogas mencionado é provavelmente um assunto de 1993 que fez com que Tinubu perdesse US$ 460.000 para o governo dos EUA. Alega-se que ele estava envolvido em lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, mas nunca foi condenado por acusações relacionadas ao tráfico de drogas nos EUA.
Os líderes da oposição que desafiaram a vitória de Tinubu em Fevereiro de 2023 levantaram o caso das drogas, dizendo que Tinubu não deveria ter contestado as eleições presidenciais…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦