Verificado: Não há evidências de que as vacinas de mRNA da COVID-19 causem microcoágulos sanguíneos

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Sobre a nova variante de interesse Eris do vírus causador da COVID-19, que estaria associada a um aumento de casos de contágio da doença em todo o mundo, em redes sociais como Facebook , TikTok , Kwai e no repositório de vídeos Bitchute andando onde aparece um médico de Porto Rico alertando que as vacinas de RNA mensageiro ( mRNA ) contra essa patologia, como as da Pfizer e Moderna, “causam microcoágulos sanguíneos que podem levar a insuficiência cardíaca e problemas hepáticos e hepáticos”. 

No ‘rolo’ de menos de um minuto de duração, aparece uma mulher que afirma: “A vacina provoca coágulos microscópicos que são introduzidos nos capilares, dificultando a circulação sanguínea, o que causa hipertensão pulmonar nas artérias pulmonares, o que levará à insuficiência cardíaca . Esses microcoágulos são introduzidos nos capilares, danificando outros órgãos, como rins e fígado. 

O vídeo tem as marcas registradas de Kwai e TikTok, junto com um texto na tela que diz: “Efeitos profissionais da saúde da vacina contra a Covid parte dois que o mundo veja a verdade” (sic) e “12/05/23”. A publicação recebeu comentários como os seguintes: “Vendido e agora desculpa” (sic), “Deviam ter falado antes 😡” (sic) “O estrago já está feito” (sic).

A data do vídeo coincide com o dia em que foi compartilhado no Kwai pela conta ‘ noticiasdiarias23 ‘, em 12 de maio de 2023. Até o momento, ele conta com 9.729 ‘curtidas’, 1.550 comentários e mais de 17.000 compartilhamentos.

No TikTok encontramos uma versão mais longa do mesmo vídeo , publicado em 9 de março de 2023. Lá, a mulher que fala se apresenta como Silvia Núñez Fidalgo , clínica geral formada pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de Havana, Cuba, ex-presidente da Fundação Médica do Colégio de Médicos e Cirurgiões de Porto Rico (2014)…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴