Verificado: Não há evidências de que a rede de fast-food McDonald’s tenha mudado as cores das embalagens para mostrar apoio a Israel – a reação global segue as doações de alimentos ao exército israelense

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Em um vídeo viral, uma cliente confronta funcionários de uma loja de fast food do McDonald’s, dizendo que a embalagem azul e branca em que recebeu sua comida é um apoio a Israel. A bandeira desse país também é azul e branca, mas a empresa afirma que as embalagens são anteriores à escalada do conflito entre Israel e os palestinos na Faixa de Gaza.

“McDonald’s acende controvérsia com cores de embalagem inspiradas em Israel”, diz a descrição de um vídeo que circulou nas redes sociais em outubro de 2023. 

No vídeo, uma cliente, supostamente na cidade americana de Chicago, questiona dois funcionários do McDonald’s sobre uma embalagem de comida azul e branca que recebeu, alegando que a mudança de cor é um apoio a Israel. A bandeira israelense é azul e branca, apresentando uma Estrela de David de seis pontas .

Em 7 de Outubro, o grupo militante palestiniano Hamas lançou um ataque contra Israel . Israel então declarou guerra ao grupo, disparando ataques aéreos contra Gaza. A Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados do mundo e situa-se principalmente em Israel. É controlado pelo Hamas e ocupado principalmente por palestinos.

Desde que Israel começou a bombardear Gaza e até 3 de Novembro, mais de 9.000 pessoas foram mortas e milhões foram deslocadas. Isto foi recebido com condenação internacional e apelos a um cessar-fogo , mas não há fim à vista…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦