Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Líderes do grupo militante palestino Hamas estiveram em Abuja, capital federal da Nigéria, em fevereiro de 2024. Postagens no Facebook afirmam que um jato bombardeiro israelense foi avistado sobre a cidade na época, mas não há evidências disso.
A postagem continua: “As tensões aumentaram em Abuja à medida que surgiram relatos de um bombardeiro israelense voando pela cidade após o avistamento do líder do grupo procurado pelo Hamas na capital nigeriana. A presença do jato nos céus de Abuja levantou preocupações sobre potenciais ações militares ou ameaças à segurança na região.”
A postagem leva a um artigo com um título de “notícias de última hora” idêntico.
Muitos nigerianos expressaram preocupação com a visita de altos funcionários do Hamas a Abuja em Fevereiro de 2024. Um deles, Ghazi Hamad , é conhecido como porta-voz do Hamas , e deu algumas entrevistas à comunicação social sobre a guerra israelita contra Gaza .
O movimento militante islâmico Hamas governa a Faixa de Gaza desde 2005. Atacou Israel a 7 de Outubro de 2023 a partir de Gaza, matando mais de 1.200 pessoas e raptando mais de 240 pessoas. Isto levou Israel a declarar guerra ao Hamas, centrado em Gaza. Mais de 29.000 palestinos foram mortos em ataques israelenses até fevereiro de 2024, segundo o Ministério da Saúde de Gaza . Mais de 7.000 pessoas também estão desaparecidas , presumivelmente mortas…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦