Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
As imagens correspondem à gravação de um curta lançado em 2022 e já foram utilizadas há um ano para acusar a Palestina de recriar ataques israelenses
Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais mostra uma criança deitada no chão enquanto é gravada por uma câmera profissional. Segundo diversas publicações, seria uma “simulação do exército israelita” recriar um falso ataque palestiniano no contexto do confronto entre o Hamas e Israel. Porém, as imagens não são atuais e correspondem à filmagem de um curta-metragem lançado em 2022.
“O exército israelita está a preparar uma operação psicológica para simular um ataque palestiniano. “É uma confirmação de que algumas das imagens que vimos no início da guerra eram bonecos”, dizem muitas mensagens que acompanham o referido vídeo. Estas mesmas imagens também foram usadas no passado no sentido inverso; isto é, acusar a Palestina de simular um ataque israelense no qual uma criança teria morrido.
Uma pesquisa reversa dos frames do vídeo resulta em uma gravação que foi publicada em 21 de abril de 2022 na conta TikTok de um produtor de cinema. O texto que acompanha as imagens indica que se trata de uma “cena em que os inimigos dos colonos atacam o menino Ahmad Manasra”.
Com efeito, existe um curta-metragem sobre a vida do menino Ahmad Manasra que foi publicado em abril de 2022 e que contém uma cena que coincide com a gravação que aparece no vídeo viral. A coincidência pode ser percebida a partir do minuto 1:11 da filmagem. Portanto, não se trata de uma simulação do exército israelita…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸