Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Não há provas de alegações virais antes das eleições gerais na África do Sul de que tenham sido encontrados boletins de voto “misteriosos” já marcados com votos para o Congresso Nacional Africano, no poder.
A Comissão Eleitoral da África do Sul , ou IEC, rejeitou as alegações e disse que está a considerar tomar medidas contra o Partido MK e os seus membros que, segundo ela, entraram num armazém da IEC sem autorização.
Versões desta afirmação foram compartilhadas com imagens e vídeos no Facebook , YouTube , TikTok e X (antigo Twitter) .
Enquanto Reddy fala, o vídeo de Sthembiso Khomo é reproduzido em primeiro plano. No entanto, este vídeo mostra apenas caixas de papelão lacradas. Não revela o que está nas urnas e não inclui evidências de que as urnas contenham boletins de voto pré-marcados. Nem quaisquer outros vídeos que o Africa Check tenha visto.
Fotos das caixas compartilhadas nas redes sociais mostram que elas foram lacradas com fita adesiva onde está escrito “Se este selo estiver quebrado, verifique o conteúdo antes de aceitar” em inglês e africâner. Nenhuma das fitas nas caixas parece ter sido mexida, sugerindo que as pessoas que filmaram esses vídeos não inspecionaram seu conteúdo…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦