Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 12 de setembro de 2023, foi publicado no Facebook captura de tela de um suposto artigo intitulado “Bill Gates promove plano para cortar 70 milhões de acres de árvores para ‘combater o aquecimento global’”. Como lemos no comentário do autor do post, as árvores derrubadas seriam enterradas porque alguns cientistas demonstraram que “enterrar árvores pode reduzir o aquecimento global”. Conteúdo semelhante circula também no TikTok.
Isto é uma notícia falsa.
A notícia de que o empresário e filantropo americano Bill Gates apoia o abate de milhões de hectares de floresta não tem qualquer corroboração. Gates, no entanto, através do seu fundoRomper a Energia dedicada para avanços científicos em energia limpa de baixo custo em 2022ele financiou Kodama Sistemas. É uma startup que, tipo é lido no site oficial da empresa, trata do desbaste de árvores para restaurar o equilíbrio das florestas no oeste dos Estados Unidos da América. Cortar árvores seletivamente, na verdade, é explicado no site da Kodama Systems, permite reduzir a densidade das florestas para que os arbustos possam ter mais recursos nutricionais para crescer melhor, mas também para reduzir os incêndios florestais. Na verdade, muitas florestas no oeste dos Estados Unidos da América vulneráveis e sujeitos a incêndios intensos.
A biomassa resultante do corte de árvores que não pode ser destinada ao comércio será então efectivamente enterrada porque desta forma,Leia de novo no site da startup, a emissão de dióxido de carbono na atmosfera é reduzida ao mínimo. Como ele declarou para verificadores de fatos da Associated Press Alex Reid, porta-voz de Bill Gates, a startup Kodama Systems «desenvolveu sistemas de gestão florestal concebidos para aumentar a produtividade florestal, prevenir incêndios catastróficos e aumentar o sequestro de carbono, enterrando árvores mortas para armazenar permanentemente o carbono que absorveram ao longo das suas vidas». Reid acrescentou então que as afirmações de que Bill Gates planeja limpar 70 milhões de acres de árvores “são falsas”.
Finalmente, a informação sobre os 70 milhões de acres foi tomada e deturpada por um item pela Forbes sobre a startup Kodama Systems publicada em 28 de julho de 2023. A Forbes , de fato, atribui esse número à quantidade de floresta densamente povoada que o Serviço Florestal (FS) dos Estados Unidos da América planeia diminuir ao longo dos próximos dez anos para mitigar o risco de incêndios florestais.James Sedlak, porta-voz de Kodama, ele sublinhou à Associated Press que “isto não significa cortar todas as árvores nesses hectares de terra” e, portanto, o que a Forbes relatou “foi mal compreendido, provavelmente levando à narrativa desinformativa analisada”…