Verificado: Não, Angela Merkel não disse que investiu em educação ‘porque os ignorantes nos custam muito dinheiro’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Não há registros públicos de que o ex-chanceler alemão tenha feito tal declaração ou semelhante. Merkel disse em 2019 -em um discurso na Universidade de Harvard, Estados Unidos- que era necessário “derrubar os muros da ignorância”, mas não que “os ignorantes nos custam muito dinheiro”.
Não há registros públicos de que o ex-chanceler alemão tenha feito tal declaração ou semelhante.

Merkel disse em 2019 -em um discurso na Universidade de Harvard, Estados Unidos- que era necessário “derrubar os muros da ignorância”, mas não que “os ignorantes nos custam muito dinheiro”.

Uma citação semelhante foi pronunciada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2016 e sua origem remonta pelo menos a 1979. Naquele ano, a frase foi expressa por Derek Bok, ex-presidente da Universidade de Harvard.

Nas redes sociais circulam diversas publicações que em uma suposta entrevista perguntaram a Angela Merkel, ex-chanceler da Alemanha, por que ela investia tanto em educação e ela teria respondido: “Porque os ignorantes nos custam muito dinheiro”. No entanto, não há registros públicos de que o ex-chanceler tenha feito tal declaração ou semelhante .

A publicação no Facebook foi compartilhada mais de 76 mil vezes, segundo dados fornecidos pela própria rede social.

Uma busca no Google da alegada declaração em espanhol , inglês e alemão não produziu nenhuma correspondência ou resultados semelhantes com a frase atribuída ao ex-chanceler …

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷