Verificado: Não, a renúncia do presidente do partido no poder não está relacionada com as audiências do tribunal presidencial na Nigéria

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Vídeos que circulam no Facebook afirmam que o presidente do partido governista da Nigéria renunciou porque o tribunal anulou a eleição do presidente Bola Tinubu. Mas o tribunal não se pronunciou sobre o assunto e a renúncia não tem relação.

Adamu renunciou ao cargo de presidente do partido governante da Nigéria, o Congresso de Todos os Progressistas (APC), e isso foi amplamente divulgado na mídia. 

De acordo com o vídeo, Adamu renunciou depois de perceber que o Tribunal de Petições Eleitorais Presidenciais havia anulado a eleição do presidente Bola Tinubu porque Tinubu não garantiu 25% dos votos expressos no Território da Capital Federal (FTC), Abuja.

Falando em Pidgin, um homem no vídeo de 17 de julho diz que Adamu desistiu para se dissociar das “atrocidades de Tinubu”, incluindo “intimidar e subornar os juízes que devem anular sua eleição”. 

“ Finalmente o Tribunal conclui o julgamento para remover Tinubu! O presidente nacional da APC não renuncie categoricamente”, diz a legenda de um vídeo diferente , que faz uma afirmação semelhante…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦