Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Em agosto de 2024, a OMS declarou um surto de mpox uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Outro surto, causado por uma cepa diferente do vírus, foi declarado uma emergência de saúde pública em 2022 e rebaixado novamente em 2023, conforme o surto diminuiu. Um vídeo antigo está sendo compartilhado fora do contexto em agosto de 2024 para alegar incorretamente que a emergência de 2024 foi revogada em poucos dias.
A varíola é uma doença viral que se espalha pelo contato físico e causa uma erupção cutânea característica, entre outros sintomas.
Em 13 de agosto de 2024, os Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC África) declararam um surto de mpox que começou na República Democrática do Congo (RDC) como uma emergência de saúde pública no continente.
Um dia depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o surto representava uma emergência de saúde pública de interesse internacional, ou ESPII.
Usuários de mídia social compartilharam um vídeo do diretor da OMS, Dr. Tedros Ghebreyesus, aparentemente revertendo essa declaração. Eles sugerem que o vídeo foi filmado “em questão de dias” da declaração original da PHEIC em agosto de 2024…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦