Verificado: Não, a agência de crimes financeiros da Nigéria não divulgou uma lista de 58 ex-governadores acusados ​​de saquear mais de N2 trilhões em fundos públicos

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Algumas postagens nas redes sociais afirmam que a EFCC divulgou uma lista de ex-governadores de estado acusados ​​de desvio de fundos públicos na Nigéria. Mas a agência anticorrupção afirma que não divulgou nenhuma lista desse tipo. 

A comissão é responsável pelo combate ao crime financeiro no país.

Uma postagem no Facebook, datada de 4 de maio de 2024, diz : “EFCC divulgou nomes de ex-governadores que saquearam e desviaram fundos estatais. O nome de Peter Obi falta na lista de divulgação da EFCC de 58 ex-governadores responsáveis ​​​​por apropriação indébita, peculato ou lavagem de aprox. ₦2,187 trilhões.”

A postagem inclui a lista de “58 ex-governadores que atualmente ou já enfrentaram investigações da EFCC, com supostos valores em questão”.

Peter Obi foi o candidato presidencial do Partido Trabalhistanas eleições gerais de 2023 na Nigéria. Ele ficou em terceiro lugar , mas seus apoiadores insistem que ele venceu a disputada eleição …

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦