Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 8 de fevereiro de 2024, foi postado no Facebook uma postagem que divulgaria “antecipadamente” a transcrição da entrevista realizada na Rússia pelo jornalista americano Tucker Carlson com o presidente russo Vladimir Putin e difundido online pelo próprio Carlson em 9 de fevereiro de 2024.
De acordo com esta transcrição, Putin, respondendo à pergunta de Carlson sobre o que diria às pessoas que governam os Estados Unidos, declarou «que a Rússia não é seu inimigo. Não queremos guerra. Estamos prontos para a paz.” Em relação a Biden, o presidente russo teria afirmado que a Rússia está convencida «de que não é ele quem governa o país. Digamos que temos boas fontes que confirmam isso, mas está aí para todos verem.” Quando lhe perguntaram «Como te sentirias se Trump ganhasse novamente?», Putin declararia mais tarde «tínhamos boas relações quando Trump era presidente. Não houve guerra. Nossos relacionamentos estavam no auge. Dito isto, nada é previsível ou permanece igual. Teremos que ver.” Em relação ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, o presidente russo teria comentado com estas palavras: «Lembro-me de rir das suas piadas quando ele era comediante. Voltemos ao riso.”
Isto é uma notícia falsa. A transcrição da entrevista de Carlson com Putin na postagem verificada não corresponde à transcrição da entrevista real, divulgada pela primeira vez pelo jornalista norte-americano no X em 9 de fevereiro de 2024.
Em primeiro lugar, Tucker Carlson é um comentarista político americano, teórico da conspiração de extrema direita e ex- apresentador de televisão da Fox News, despedido em abril de 2023 da emissora norte-americana, depois de trabalhar lá por 14 anos.
No último dia 6 de fevereiro, Carlson ele anunciou em seu perfil X que entrevistou o presidente Vladimir Putin em Moscou. O vídeo completo da entrevista foi então difundido pela primeira vez pelo mesmo jornalista novamente..